sexta-feira, 7 de agosto de 2009

U R G E N T E
SOLIDARIEDADE A HONDURAS
Reunião hoje em Florianópolis


O movimento Honduras é logo ali! se reúne hoje (sexta, 7.8) às 17 horas.
Serão definidas as ações de solidariedade com a resistência do povo hondurenho.
A reunião é aberta e todos estão convidados.

Local

Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA).
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Centro Sócio-Econômico, Bl C, Sala 205 (2º)
Campus Trindade, Florianópolis-SC.
Fone: + 55 (48) 3721-9297, ramal 37

*
10 a 14 de agosto de 2009
Brasileiros contra
o golpe em Honduras


Entidades sindicais brasileiras realizam uma jornada nacional de lutas entre os dias 10 e 14 (segunda a sexta-feira), visando a denúncia do golpe militar em Honduras. Os sindicatos elaboraram um modelo de carta a ser enviada a Embaixada da República de Honduras repudiando o golpe militar e exigindo o retorno de Manuel Zelaya ao poder.

"É importante que todas as entidades populares, parlamentares, intelectuais e demais personalidades comprometidas com a democracia na América Latina repudiem o golpe militar que nos remete a triste memória das ditaduras recentes que sob comando dos Estados Unidos prepararam o terreno para a implantação de uma ordem econômica e social pró-imperialista", afirma Mauri Antônio da Silva. "A luta contra as ditaduras e os regimes econômicos pró-imperialistas é parte da luta popular pela transformação da América Latina e a construção de sociedades livres da exploração capitalista".

(Modelo)

Carta aberta ao Consulado de Honduras e ao Povo Hondurenho

É com o sentimento de indignação que nós, organizações e movimentos sociais, sindicais e estudantis do Brasil abaixo assinados, recebemos a notícia de que o povo hondurenho sofreu um golpe militar a partir do seqüestro do seu Presidente Manuel Zelaya na madrugada do dia 28 de junho de 2009.

Repudiamos veementemente tal ato, pois atenta contra ao processo democrático em curso naquele país, construído à custa de muitas lutas sociais e populares por trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade, que na edificação da democracia Hondurenha tombaram e tiveram suas vidas ceifadas.

O povo latino-americano vem assistindo e participando do processo de reconhecimento dos seus direitos, que junto com as organizações sociais, sindicais e estudantis vêm construindo processos internacionais e continental de solidariedade. Em decisão soberana, a população hondurenha iria ratificar através de plebiscito a decisão contra o retorno das oligarquias ditatoriais ao poder. Como resposta a esse processo popular, essas oligarquias golpearam duramente tal processo democrático em curso, tentando imobilizar o povo.

Esse golpe de estado reacende nossa memória sobre as décadas de ditadura iniciada na década de 60 em toda América Latina. É essa memória de lutas e resistência que nos leva a reforçar e apoiar a luta do povo Hondurenho e exigir:

1. A volta imediata do presidente Manuel Zelaya ao comando do país;

2. O restabelecimento da ordem constitucional, sem o derramamento de sangue e sem repressão à população, que exige o retorno da democracia;

3. Que seja respeitada a integridade física das lideranças sociais;

4. Que as autoridades garantam em pleno exercício democrático a consulta popular, como forma de livre expressão;

Reafirmamos nossa solidariedade ao povo hondurenho, ao presidente Manuel Zelaya e às organizações e movimentos sociais que levam a cabo - e seguirão levando - as decisões soberanas do povo hondurenho e condenamos veementemente essa ação antidemocrática.

VIA CAMPESINA
MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA - MST
CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES - CUT
MARCHA MUNDIAL DAS MULHERES - MMM
UNIÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES - UNE
CEBRAPAZ
FORÇA SINDICAL
UNIÃO GERAL DOS TRABALHADORES - UGT
PARTIDO SOCIALISMO E LIBERDADE - PSOL
CENTRAL DOS TRABALHADORES DO BRASIL - CTB
CONFEDERAÇÃO SINDICAL DOS TRABALHADORES DAS AMERICAS - CSA
CONSULTA POPULAR
PARTIDO DOS TRABALHADORES - PT
PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL - PC do B
PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO - PCB
CENTRAL GERAL DOS TRABALHADORES DO BRASIL - CGTB

Nenhum comentário:

Postar um comentário