quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Honduras, 13.8.2009
Anotações de rádio-escuta e outras fontes


14h17 (Brasília)
Começa mais uma marcha em Tegucigalpa contra o golpe civil-militar de 28 de junho passado. A coordenação da Frente contra o Golpe não vai permitir a presença de pessoas com máscaras, pois entre eles podem estar os "infiltrados" que provocam desordens. "A marcha é pacífica", disse o dirigente Israel Salinas à repórter Leny Fajardo da rádio Globo Honduras, que acompanha de perto toda a movimentação.

Está arrancando en Tegucigalpa una multitudinaria marcha pacífica del Frente Nacional de Resistencia a pesar de la brutal represión desatada.

Leny Fajardo também ouviu o dirigente Rafael Alegria, que expressou a mesma preocupação com os "mascarados". O agente provocador que for flagrado será detido e entregue às entidades de direitos humanos. Segundo Salinas, cerca de 300 pessoas foram presas nas últimas 24 horas. Cerca de 70 pessoas estão feridas devido a repressão. O locutor Gustavo Blanco informa que a Corte Suprema de Honduras nomeaou um juiz executor que vai investigar a repressão e prisão de manifestantes contra o golpe.

Por Dick Emanuelsson. RUEDA DE PRENSA el 13 de agosto en la UPN acerca los disturbios organizados por sectores de la policía, según el Frente de Resistencia Contra el Golpe de Estado y las medidas para proteger e impedir las marchas contra la infiltración de los golpistas.

En la marcha capitalina se han tomado medidas extremas de seguridad para evitar la infiltración de vándalos contratados por los golpistas. La marcha de resistencia capitalina se encuentra en el Ministerio Público donde sostendrán una reunión con la Físcal de DD HH Sandra Ponce.

Por Dick Emanuelsson. Informe de RASEL TOMÉ, dirigente del Frente contra el Golpe de Estado y dirigente liberal, sobre el resultado entre dirigentes del Frente y la fiscal de DDHH, SANDRA PONCE.

A reitora da Universidade Nacional Autonoma de Honduras (UNAH), desmente que o laboratório dos cursos de química e farmácia da instituição sejam usados para a fabricação de bombas (coquetel Molotov). As instalações estão fechadas há muito tempo devido a um incêncio. A segurança do local é feita por firma privada. A passeata continua com grande participação.

Dueño de bus quemado dijo que la marcha de resistencia NO es responsable de esto, pues identificó que personas ajenas efectuaron la agresión.

A rádio Globo Honduras informa que os golpistas vão pagar por campanhas nas redes Tele Mundo, Univisión e CNN. A campanha publicitária está sendo articulada por Antônio Arias.

Por Dick Emanuelsson: Entrevista a JOSÉ CARTAGENA, miembro del Comité de Disciplina y a un mando de COBRA que perseguía la marcha con aproximadamente 100 unidades más 5-6 camiones repletos de soldados del ejército como reserva.

Boletim especial do Chile sobre a visita de Zelaya. Os chilenes se organizaram para receber o presidente deposto de Honduras. Foi recebido em palácio pela presidente Michelle Bachelet, com quem se reuniu por mais se três horas no Palácio La Moneda.
Bem diferente da fria recepção no Brasil. Aqui, na ponta do lápis, Zelaya obteve declarações. Enquanto visitava o presidente do Senado, José Sarney, partidos de esquerda pediam a cabeça do anfitrião no lado de fora.
A embaixadora de Honduras na Argentina, Carmen Eleonora Ortez Williams, golpista, foi expulsa. O embaixador no Chile também. Em em outros países.


Policía antimotines se presenta en el Core 7 donde hay familiares exigiendo la liberación de 27 personas arrestadas hace más de 24 horas

A repórter da rádio Globo Honduras encarregada de cobrir um evento no Palácio Presidencial, foi expulsa por ordens militares. Fez um boletim emocionado, com a voz embargada, protestando contra a discriminação. O jornalista David Romero, no estúdio, tentou acalmar a profissional, indignada. "Aqui estamos numa ditadura. Não há liberdade de expressão", disse Romero. "Mas nós fomos expulsos pelos militares", revidou a repórter. "Mas são os militares que mandam, não é o Micheletti".

Gobierno golpista no permite que los periodistas de Radio Globo ingresen a la Casa Presidencial y ordenan su desalojo.

Apesar de não ter havido repressão na marcha de hoje, as conseqüências das violenta repressão do dia 12 ainda se faziam sentir.

Por Dick Emanuelsson: Entrevista a BERTHA CÁCERES FLORES, dirigente de COPINH acerca el resultado con la fiscal de DDHH Sandra Ponce.

Finalizó la marcha de la resistencia en Tegucigalpa de manera pacífica sin ninguna provocación por parte de las fuerzas represoras golpistas.

Imagens enviadas pela resistência
Tegucigalpa, 12.8.2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário