terça-feira, 11 de agosto de 2009

Entrevista de
Amauri Soares

Pode virar moda dar golpe cada vez que o povo avance nos seus direitos, acaba de alertar de Tegucigalpa (Honduras) o deputado estadual catarinense Amauri Soares. Ele acaba de sair do hotel para se encontrar com integrantes da resistência ao golpe de 28 de junho passado que derrubou o presidente Manuel Zelaya. Se avistará com integrantes da Via Campesina e da Unificação Democrática (UD), integrantes da Frente de resistência ao golpe.

O parlamentar catarinense acaba de dar uma entrevista à rádio Alesc (Florianópolis-SC), informando que se dirige ao local da manifestação, onde se avistará com colegas de outros países e de Honduras e e lideranças da resistência.

Soares justificou sua ida a América Central assinalando que “não fica tão longe” e se trata de um “povo irmão”, com problemas semelhantes aos do Brasil. Criticou as elites brasileiras por se reconhecerem apenas nos Estados Unidos e na Europa, esquecendo da América Latina.

Em Tegucigalpa o tempo está nublado, mas não deve chover. Faz calor. O centro da cidade estava deserto nas primeiras horas da manhã. Em dias normais, conforme observou Soares, o movimento seria intenso. Porém, desde o dia do golpe, os trabalhadores e pessoal do setor de serviços, paralisaram as atividades e, a cada dia, mais setores sociais foram engrossando a revolta. “Honduras está parada e os problemas econômicos decorrentes do golpe chegaram aos países vizinhos”.

Soares desmentiu que o presidente deposto Manuel Zelaya estivesse fazendo manobras para se reeleger, contrariando assim a Constituição e motivando o golpe, conforme voz corrente. O próprio locutor da rádio Alesc que o entrevistou chegou a afirmar isso duas vezes. “Ele estava apenas querendo consultar a população sobre a convocação de uma Assembléia Constituinte”, disse, o que poderia ampliar os direitos sociais dos hondurenhos.



ATENÇÃO

A emissora MAYA TV está transmitindo ao vivo a chegada de milhares de hondurenhos a Tecugigalpa e San Pedro Sula. Acompanhe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário