terça-feira, 4 de agosto de 2009

RÁDIO GLOBO HONDURAS
PODE SER FECHADA A
QUALQUER MOMENTO


Sedição e apelos a insurreição contra o golpe, podem tirar do ar a rádio Globo Honduras. São responsabilizados expressamente o jornalista David Romero (abaixo, a direita) e o presidente do Comitê de Direitos Humanos de Honduras, René Andrés Pavón (esquerda).

Pedido nesse sentido foi encaminhado a Comissão Nacional de Telecomunicações (Conatel) por um advogado ligado a Auditoria Militar do Exército hundurenho, no último dia 26, mas só agora foi tornado público.

Aparentemente alguém da Conatel vazou o documento a Romero.

O pedido inclui a abertura de inquérito contra a equipe de jornalistas e outros funcionários da emissora, mais o seqüestro dos equipamentos e a ocupação das instalações.

Até o momento a rádio Globo Honduras funciona amparada pela resistência. O prédio é guardado por centenas de pessoas. Outras começam a chegar nesse momento.

O fornecimento de energia elétrica só não foi interrompido, sob alegação de "serviços de manutenção", por interferência dos trabalhadores do setor.

Nesse momento a ameaça está sendo denunciada pelos jornalistas da emissora.


Enquanto isso, na Venezuela...

Milícia armada atacando emissora de televisão com bombas de gás lacrimogênio não ajuda em nada. Ao contrário. Inviabiliza qualquer projeto democrático e enche de munição a galera adversária.

A poderosa da Globo disse hoje de manhã que a situação é "gravíssima". É verdade. Mas também é muito grave o que rola em Honduras. E sobre isso ela nada fala.

Fica impossível denunciar o que acontece com a rádio Globo Honduras, sem fazer referência ao fechamento de três dezenas de emissoras de rádio na Venezuela. Não há como defender essa investida contra a liberdade de expressão. Como em Honduras, hoje é lá, e se vingar, logo desembarca por aqui.

Foto: Tomás Coex. La Prensa/AFP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário