terça-feira, 4 de agosto de 2009

Corte Suprema decide
futuro da rádio Globo

Canal TeleSur da Venezuela noticia o cerco à rádio Globo Honduras. Emissora informa ter entrado com recurso na Corte Suprema e aguarda decisão.

*
Carta de apoio da
jornalista Vana Goulart



"Amigo Celso

Desculpe não ter respondido antes teu 'emelho'. Mato um leão por dia no trabalho e vou acumulando a correspondência.

Concordo, temos que apoiar os povos que lutam pela soberania e controle de seu próprio destino.

Os trabalhadores do Brasil e de todo o mundo devem repudiar o golpe militar e as ações terroristas da burguesia hondurenha e manifestar total solidariedade ao povo trabalhador de Honduras que está sofrendo uma repressão brutal.

Tenho acompanhado em vários blogs as reações ao teu chamado de solidariedade. É impressionante como jornalistas e blogueiros (ainda tenho a capacidade de me surpreender com as figuras), ferrenhos defensores da “democracia” se unem à mídia internacional para tentar amenizar o profundo golpe que o povo hondurenho está sofrendo. Não sou uma apoiadora da política do Zelaya, mas qual foi mesmo o crime que ele cometeu? Ah, foi a proposta de realizar um plebiscito, uma consulta popular para permitir a reeleição. Esta proposta poderia ser derrotada no voto. Então, por que mesmo o golpe?

Jornalistas e blogueiros que se dizem de esquerda e outros que são tão tão democratas e defensores das liberdades fazem vistas grossas e viram as costas para a injustiça e a violência, principalmente por causa do medo patológico que têm de Hugo Chavez (um cara que, certo ou errado, está na presidência eleito democraticamente, que realizou plebiscitos e inclusive perdeu o último, reconheceu a derrota, e continuou na peleia política).

Confesso que não sou chavista, mas há mudanças significativas em favor dos trabalhadores venezuelanos.

Mas a questão aqui não é Chavez, não é a política do Zelaya (que parece já estar procurando um acordo, mas isso é assunto para outra discussão).


Trata-se aqui de manifestar ampla e irrestrita solidariedade ao povo de Honduras, às pessoas que estão sendo feridas, presas e mortas por defenderem o direito de controlar o seu destino e de defenderem o governo que elegeram, sem a intervenção brutal dos golpistas reacionários daquele país.

Aí está a questão. E estas pessoas merecem o nosso respeito e solidariedade sim!

Celso, que bom sentir teu coração generoso, fraterno.

Em tempos em que o ânimo geral sofre um baque com tanta corrupção e traição dos nossos ideais, que faz os mais jovens se desencantarem e, em alguns momentos, terem tantas dúvidas sobre como superar a situação, sempre é bom ter a referência de uma pessoa como você, que já passou por tanta coisa e que continua, hoje, com “a capacidade de se indignar com as injustiças contra qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo” (Che).

Não vamos pegar um avião, mas podemos daqui mesmo como jornalistas juntar nossos esforços para contar o outro lado da história, aquela que a Rede Bobo e a CNN não contam, vamos espalhar as notícias da real situação de Honduras para todas as pessoas que temos contato, vamos formar a nossa rede de solidariedade. Ela um dia será mais forte.

Abração
Vana Goulart"

Nenhum comentário:

Postar um comentário