quinta-feira, 6 de agosto de 2009

HONDURENHOS MARCHAM RUMO
A
TEGUCIGALPA E SAN PEDRO SULA

Colunas com dezenas ou centenas de pessoas estão partindo de vários pontos de Honduras em direção às principais cidades do país, Tegucigalpa, a capital, e San Pedro Sula.

Uma dessas colunas parte do maior dos 18 departamentos (estados) de Honduras, Olancho, liderada pelo padre Andres Tamayo (foto), que pretende percorrer cerca de 20 quilômetros por dia até chegar a Tegucigalpa, distante cerca de 170 quilômetros.

Andres Tamayo é conhecido em Honduras por sua luta pela preservação das riquezas florestais de Olancho, alvo de desvastação clandestina e sistemática. Em junho de 2004 o padre encabeçou uma Marcha Nacional pela Vida, quando o governo formou uma comissão para buscar alternativas viáveis contra o desmatamento em Olancho e outras regiões de florestas. (Detalhes em Tierramérica de 11.10.2004)


Mais informações sobre o padre Tamayo: Padre Tamayo critica política forestal de Honduras; Militares persiguen al padre Andrés Tamayo; Perfil.

Outra comunidade que se mobilizou para a marcha foi a de Guadalupe Carney, no departamento de Colon, com destino a San Pedro Sula. Essa comunidade enfrenta problemas de terras e, antes do golpe, era grande a tensão na região. Recentemente uma missão internacional de observação dos direitos humanos esteve na área, após denúncias de lideranças sociais e populares, prefeitos e candidatos e camponeses de Guadalupe Carney. Essa marcha é liderada por Saúl Cuello.

Fotos 1 e 2: Front Line is the International Foundation for the Protection of Human Rights Defenders.

*
¡Conozca las diez familias
que financiaron el golpe
de Estado en Honduras!


Por El Libertador

"Fue planeado por un grupo empresarial liderado por Carlos Roberto Facussé, dueño del periódico 'La Tribuna', que junto con 'La Prensa', 'El Heraldo', los canales de TV 2, 3, 5 y 9 fueron el pilar fundamental del golpe". El resto de las familias opuestas a al Presidente Zelaya, y que controlan el 90 por ciento de la riqueza que produce el país, son: José Rafael Ferrari, Juan Canahuati, el financiero Camilo Atala, el maderero José Lamas y otros”, explicó en una mesa redonda la experta en temas militares, Leticia Salomón. Segue....

Nenhum comentário:

Postar um comentário